quinta-feira, 5 de março de 2015

GATIM....NEGUIM.....CHANIM                (CRÔNICA I-MARÇO2015)


Eu sempre tive um problema com nomes, justo eu que chamo Nancy Mulata....
Mas, com meu nome,  eu nunca tive problema, afinal ele me define exatamente o que sou, o Mulata foi opção do meu pai, minha mãe nunca gostou, ela dizia que era expressivo demais... e ainda é, afinal sou mulata mesmo!
Meus problemas com nomes tem haver com achar que nome tem que identificar com a pessoa, o Nancy, por exemplo, não tem nada a ver comigo, mas o Mulata ‘’mermão’’ é minha cara, alias são poucos os que sabem meu primeiro nome!
Sou fissurada em nome de animais, gosto de saber por exemplo o nome dos pets dos meus amigos, geralmente a maioria da nome de bicho pra eles, mas posso afirmar que tem muitos animais com cara de Maria, Amélia, João e Frederico, do que Floquinho, Jujuba entre outros.
É uma neura insana, bem sei!....Mas cada um com sua mania,  a minha é essa...
Minha vizinha a dona Maria, tem um gato, ele é tipo cinza escuro sabe?!....Na verdade mais pra um grafite entende???...
Mas o nome do bichano???....Neguim!
Da pra entender gente, ter um bichano com nome Neguim!? Da, até da né! Mas o gato não é preto pra ter o nome de Neguim!
Eu sou negra,  então tipo Mulata tudo a ver, mas Neguim pro gato cinza....a me poupe né!
Ele tinha que chamar  Cinzinha, Chumbinho....sei lá, já que é pra combinar com a cor....
Eu me incomodava muito com o nome de Neguim, mas a dona Maria vivia a chama-lo no fundo de sua casa....Neguim, Neguim....o que eu podia fazer o tal do gato já sabia! O tal do gato já entendia!
Outro dia no portão de minha casa conversando com minha amiga Manuela... que cá entre nós tem uma super cara de Manuela! No caso dela, Manuela tem tudo a ver! Percebi que a dona Maria como de costume, antes de trancar seu portão saiu para chamar seu bichano a fim de coloca-lo sob a proteção do seu lar no período da noite, e eis que a dona Maria saiu portão afora e nos deu boa noite, perguntou de minha mãe, e após a conversa de praxe entre vizinhos......dona Maria começou:
-Chanimmmmmm!!!!! Chanimmmmmmmm!!! ( e fazia aquele assovio pra chamar gatos sabe como é? Pois então)
E nesse momento, tipo a Manuela falava e eu respondia, mas minha cabeça estava mesmo era nesse tal de Chanim.... Afinal, o que aconteceu com o Neguim?! Será que Chanim era a namorada do danado?!
Eu já nem sabia mais que rumo a conversa com a Manuela tomava eu queria era mesmo dispensar ela e ir verificar com minha mãe as novidades sobre essa nova aquisição de dona Maria!!!E o mais importante, eu precisava conhecer o tal de Chanim pra ver se tipo assim, ele tinha cara de Chanim.....porque convenhamos minha gente...Chanim é um nome pra la de ruim.....que tipo de gato tem cara de Chanim?!Seria mais um coitado como o Neguim?....certeza, infeliz com seu nome!
Entrei e fui ao encontro de minha mãe na pia, um detalhe importante, todos que me conheciam sabiam dessa minha ‘’coisa’’ com nomes.
-Mãe você sabia que a dona Maria arrumou outro gato?
-Mesmo? Minha mãe nem interrompeu a tarefa da louça que estava dando fim na pia.
-E o pior, a senhora nem vai acreditar!!!!
Agora eu consegui chamar a atenção dela, com a bucha cheia de espuma, apoiou  a mão na cintura se virou para mim com o olhar....’’qual a da vez’’?
- Mãe ela pos o nome de Chanim, no coitado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Minha mãe começou a ter um ataque de riso desses que deixa a gente até sem graça, porque tipo você não esta vendo graça na situação... E cara nome é uma coisa muito séria para mim!
E ela rindo..............e eu não entendendo.................
Passou acho que uns 3 minutos quando ela coseguiu se recompor:
-Mulata.....’’xá de c boba’’!!!!! Outro dia, conversando com dona Maria, contei a ela sobre seu problema com o nome do Neguim, tentei explicar sua loucura, ela disse que na sua visão você tinha razão porque no fundo, o Neguim, não era pretinho mesmo, assim a ponto de ter o nome de Neguim, mas que ela ia ver pra trocar por um parecido, porque tinha medo dele não atender mais................acho que Chanim foi o mais próximo que ela chegou!
Bufei............bufei e me retirei...........................coisa mais insensata, trocar Neguim por Chanim.............fala sério, gente mais sem criatividade..............coitado do bichano, tirou um ruim pra por um pior!
Estava decidida, eu iria na manhã seguinte bater na porta da dona Maria, e dizer que entre Chanin e Neguim o melhor seria ela continuar com Neguim, não que fosse a cara do gato, porque se ela me perguntar vou ter de dizer que chamaria ele de Ludo....na verdade Ludo para os íntimos.... o nome mesmo seria Ludovico, eu sei que nesse caso nem é nome de gente, eu acho.....mas é a cara do bichano!
Mas ia esclarecer que se fosse pra judiar do pobre, melhor que fosse Neguim, porque no fundo ele estava mais perto de Neguim.....
E claro ia dizer pra ela também, não se incomodar com minhas loucuras com nomes, porque nem eu me entendo.....

De qualquer forma.....o ‘’gatim’’, ‘’bunitim’’,que era nem era ‘’pretim’’ que foi Neguim e agora era  Chanim....’’tadim du pobrezim”!!!!!!!



(imagens retiradas do google)
Bjucas SoOonhadoras!!!

Um comentário:

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!