terça-feira, 10 de março de 2015



Desvendando os mistérios de ‘’PÓRONHA’’


Eu tenho certeza, que muitas de vocês estão se perguntando que raio é isso de ‘’póronha’’, pois bem eu vou explicar...
Final do ano passado minhas férias foi no paraíso tropical de Fernando de Noronha, e quando digo paraíso podem acreditar lá é mesmo o paraíso.
Como viagens são meus sonhos de consumo nos últimos anos, quando eu escolho um destino acreditem, quando eu embarco eu saio com um diário prontinho, sobre tudo o que quero fazer, conhecer, comer.....pesquiso tudo quanto posso, leio todos os blogs possíveis sobre viagem daquele destino, entro nas páginas oferecidas hoje pelas próprias cidades que é onde se tem muita informação importante, enfim, quando chego, de tanto ler, sinto como se conhecesse aquele lugar, como se já estivesse ido pra lá...........e realmente fui, me imaginando como se já estivesse lá!
Nas minhas pesquisas sobre Noronha, eu sabia onde seria legal comer, os passeios indispensáveis a se fazer, que praias não poderia dispensar ir, mas em nenhum site, eu juro juradinho, eu não li nada sobre a danada da póronha!!!!
Como em toda cidade de litoral, e eu não sei bem porque, as ruas onde se encontram, as casas, pousadas etc que ficam pé na areia, são ruas de terra, sem asfalto, a bem da verdade em Noronha só tem a BR principal de 7Km de asfalto qualquer outro trecho é de terra, ou melhor póronha!
Ao fazer o ‘’ilhatour’’, nosso guia que nos disse que o pó de Noronha é medicinal, e deve ser mesmo, porque não se vê nem os mais alérgicos tendo qualquer tipo de ataque por conta do pó, a terra das ruas lá é uma terra fina, fininha, como farinha de trigo por exemplo, que gruda, que se apega na gente, assim como a gente se apega a Noronha assim  que desce no aeroporto, é um pó que tinge suas roupas, suas toalhas, bolsas de praias....enfim, na bagagem de volta meio kilo a mais com certeza vem de póronha, nome que nosso guia deu ao pó de sua cidade natal, a não ser que você vá em carro fechado com ar condicionado, não tem como você escapar da póronha, e ninguém me disse isso, eu só soube disso, assim que cheguei la, minha bolsa de praia era branca hoje ela é bege...lembrancinha de Noronha, não saiu o tingimento nem mesmo depois de algumas lavadas, minha saída de praia também branca...adivinhem só..... beginha, lindinha, encardidinha....lembrancinha de Noronha, nem minha mãe que é danada pra deixar uma roupa branca deu conta do recado.
Locamos um bugue , carro oficial de Noronha, mesmo com tanta póronha é um item indispensável..............tomar banho, para jantar....................nada de coisas sofisticadas, não importa onde você vá, vai ter póronha e pronto.....kkkkkk
E na verdade a póronha é mais um dos belos encantos da ilha, e não me desanimou nem um pouco tanto que uma volta pra la sempre será cogitada, mas deixo aqui algumas dicas:
-roupas de praia, nada claro, branco melhor nem pensar
-sacolas de praia de preferência por aquelas plásticas fáceis de limpar
-toalhas de banho, nem pensar, use cangas fáceis de levar e tirar o pó da pra fazer isso na hora do banho
-bucha de banho item indispensável na bagagem, depois de um dia de andanças sejam a pé ou de bugue, banho só de sabonete não rola, senão você vai encardir as tolhas da pousada, você em Noronha precisa literalmente de um banho com bucha sempre, everyday!
Deixo aqui essas dicas, ‘’sacomoé’’ né, vai que um dia, vocês queiram ir e ai se me acompanham aqui, não vão poder jurar juradinho como eu que nunca leu em lugar nenhum sobre a póronha  e que foi pega desprevenida!
Se precisarem de mais algumas dicas ou compartilhar suas experiências de Noronha, escrevam pra mim...é sempre um prazer ‘’ler’’ vocês!!!



Bjucas SoOonhadoras

3 comentários:

  1. Obaaaa, agora você tem um blog! \o/
    Adorei a novidade e virei sempre aqui ver o que há de novo ;-)
    Isso de póronha é novidade pra mim! Desde que vi a foto do post no Instagram fiquei intrigada pensando no que seria...
    É um jeito interessante que a natureza deu pra que, quem visitar esse paraíso, nunca mais se esqueça dele!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. oi Anne, bem vinda, um prazer ver que você esta aqui me acompanhando...vc me acompanha daqui e eu de lá no ''aquelazona.blogspot''...bjucas SoOonhadoras pra vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu conheço mais do Brasil que a maioria dos brasileiros, mas, infelizmente, não conheço Fernando Noronha e, muito menos, poronha. gostei da sua descrição.
    venha figurar na minha galeria de seguidores. Será uma honra recebê-la, madame!
    Beijinhos, querida.

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!