terça-feira, 16 de junho de 2015

As misteriosas orquídeas!
ORQUÍDEA NEGRA


Acho que nada define mais uma orquídea como a palavra misteriosa, além de flores belíssimas, elas possuem um segredo... E se é segredo é obvio que eu não sei, mas tenho certeza de que sim, de que elas possuem um segredo!
São flores magníficas, únicas, e sendo assim inspira cuidado, muito cuidado, são plantas ‘’tinhosas’’ difíceis de mante-las vistosas, sem o cuidado apropriado, a não ser aquelas guerreiras que decidem viver a qualquer custo e se adaptam com o zelo que lhes são dispensáveis pelo seu dono quando são arrancadas de suas estufas condicionadas especialmente para que elas floresçam e encham nossos olhos e alma! Como é o caso das minhas!
Como romântica incurável assumida é claro que flores são um símbolo essencial para mim, as amo, porém eu não possuo doçura e tato suficiente para cuida-las, sejam elas quais forem,este trabalho de ‘’jardinagem’’ quem o faz em casa é meu marido e o faz muito bem, parte do que temos é ele quem cuida, quem rega, quem planta, quem aduba, ele é meu jardineiro fiel!
Por isso quando penso em adquirir plantas penso logo em cactos, exigem tão pouco! Assunto pra outrora! Voltemos as orquídeas!
Tenho algumas em casa, a maioria presente que ganhei, em aniversários, dia das mães, ou outras datas das quais não me recordo. Duas delas que estamos em inicio de cultivo, compramos em uma exposição, meu marido que as quis, apenas uma floriu, mas foi tão rápido, que mal se abriu e já se foi,eu procurei imagens na internet mas não achei.
Temos exemplar eu adquiri aqui no Ceasa de Campinas, dei a meu marido como presente de aniversario de casamento em 2013, ela possuía apenas uma flor, soube esses tempos que são conhecidas como orquídeas sapatinho, confesso que eu gostei mesmo foi do copinho que ela tinha, meu marido adorou, e digo a ele que foi dada com tanto amor que ano passado ela floriu como bem podem ver a foto desta vez com 2 flores e permaneceu florida por pelo menos quase 4 meses.
1ª florada em 2014

Ela realmente representou bem o papel a que propus  a ela em silencio, em pensamento, este ano ela esta com 3 hastes uma completamente florida, a outra com a flor a caminho e a outra em estagio de crescimento, significa que teremos este ano 3 lindas orquídeas sapatinhos, mas imaginem quando estiverem como a foto a baixo, se ela tem ganho uma flor por ano, será necessário muitos para que chegue nesse arranjo!

Por  aqui as orquídeas são flores bem caras, quanto mais diferentes mais caras são, mas as mais simples que são possíveis achar em qualquer mercado as vezes conseguimos algumas por R$ 20,00, o que é um preço acessível, visando que há exemplares de mais de R$ 100,00.
estas são encontradas geralmente nesta cor e brancas

Eu possuo uma amarelinha(que não consegui achar  o nome dela) este já é 4º ano que ela esta comigo e floriu pela 3ª vez, mas meus filhotes de penas, em uma piscada de distração da parte de meu filho mais velho, não as perdoou e com seus bicos afinados e rápidos trataram de dar fim, no que ficariam florido por quase 4 meses novamente, fiquei triste, mas seguem foto da primeira florada, e da segunda dias antes da destruição!

2º florada em 2014

3ª florada maio/2015


Sou apaixonada por cremes, perfumes, ou qualquer cosmético que tenha aroma em sua formula de Vanilla, e confesso que eu não tinha conhecimento que a Vanilla era uma espécie de orquídea, bem simples e bem fácil de encontrar, as que até tenho alguns exemplares em casa nas cores amarelinhas e rosinhas, mas que não floriram este ano, ainda esta em tempo, geralmente elas mostram seus primeiros botões entre agosto e setembro.
orquideas Vanilla

E entre todos mistérios das orquídeas, existem aquelas que parecem irreais, parecem pinturas, arte, mas nunca real, como é o caso da orquídea cara de macaco,

 orquídea bebe no berço,

 orquídea abelha

 e todas essas outras que seguem em fotos para apreciação. É claro que todas as imagens foi tirada da internet, em uma pesquisa que fiz sobre a planta a algum tempo.




E de tão misteriosas e belas, são flores que eu diria até que são mágicas das quais sou capaz de passar horas apreciando e tentando desvendar este tal mistério que eu sei que elas têm!
E você tem alguma orquídea?


Bjucas soOonhadoras!

3 comentários:

  1. Adorei seus olhares floridos e informação preciosa! Bj

    ResponderExcluir
  2. As orquídeas são espetacularmente belas e você captou toda a essência delas!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Marilda, não acho que seja difícil manter as orquídeas. Há que deixá-las em paz e, principalmente, ter moderação nas regas.
    Tenho várias que anualmente me enchem de alegria. Porém, a minha preferida, essa a que chamas "sapatinho", não tenho. Será a minha aquisição no próximo outono.
    Beijo

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!