terça-feira, 7 de agosto de 2018

PORQUE TANTA MALDADE?

Cada vez mais ouvimos historias sobre os efeitos de bullyng.
E cada vez que isso acontece me pergunto  de onde tantos jovens e adolescentes tiram tanta maldade, tanta especificação de que maltratar um ser semelhante em tantos aspectos podem trazer certo orgulho ou satisfação.
Me pergunto se vem de casa, da família, o que me permito pensar que por mais que tenhamos alguns ímpetos idiotas em determinada idade, fazendo algumas coisas meio sem graça, tirar sarro de um amigo de forma tão obscura não pode ser legal em nenhum aspecto.
Me pergunto se estamos vivendo no meio de tantas pessoas mentalmente perturbadas a esse ponto.
Depois da repercussão sobre a internação da artista Demi Lovato, comecei a buscar informações sobre a mesma, porque me questiono como  uma pessoa bonita, com fama, com dinheiro, com saúde, me pergunto incansavelmente porque essas pessoas tem a facilidade de se entregar para vícios que vão fazer com que elas percam tudo pra no fim lhe tirar a vida?!
Assistindo a um documentário feito pela própria artista soube que o uso de drogas não é algo recente, que ela começou cedo, quando ainda era uma artista da Disney, e  quando eu falo em Disney, penso em magia, inocência, nunca em drogas e destruição, mas sim, foi com ''amigos'' dessa época que tudo se iniciou, para que ela pudesse se enquadrar, como ela mesmo colocou.
Mas a parte mais triste para mim foi quando ela relata que na escola uma das meninas que era popular, fez tipo um abaixo assinado para que ela se matasse porque era gorda, e foi a partir dai que a vida dela se transformou....
Olhando fotos dessa época dela, não vejo nada de gorda nela, e fico pensando como que uma criança sei la de 10, 12 anos vê outra e tenha noção de que a amiga é gorda ou magra.
De onde essas crianças tiram essa definição?
Hoje as pessoas estão em busca de corpos perfeitos, quando deveriam estar em busca de saúde, principalmente a saúde mental.
Tão difícil ver e ouvir certas coisas, paro e penso se por acaso meus filhos passaram por algo semelhante na escola, e se passaram eu nunca soube, e do que soube fui atras tirei a limpo, exigi desculpas, mas se houve outra coisas outros tipos de bullyng, penso em como isso pode refletir na vida deles e se ficou alguma marca.
Ver o relato das pessoas que acompanhavam  e acompanham a artista e eles dizerem que começou a perceber nela as mudanças, e vejo que temos de estar tão atentos a tudo, porque ha muitas pessoa más nesse mundo e uma palavra pode mudar tudo.
O que antes era tido como normal, pois sempre houve brincadeiras de mal gosto na escola, eu mesmo passei por algumas delas, mas superei, e não me lembro de isso ter sido um marco importante na minha vida a ponto de marcar dessa forma, a questão é que tudo isso tomou proporções bem maiores, difícil de pesar uma vez que a maldade tem afetado pessoas de todas as idades.
Penso nessas crianças e adolescentes que tem esse papel de vilão na vida de tantos colegas da escola, e fico imaginando como conseguem ignorar o que o futuro pode reservar aos mesmos colegas que esses mesmos tiram como a ''bola da vez'', nas piadinhas de mal gosto.
O mundo esta cada vez mais difícil de se lidar, a correria tem feito a criação de nossos filhos ficar em segundo plano, na verdade na maioria das vezes em terceiro ou quarto, sempre fui muito atenta sobre isso, até porque meu filho mais velhos sempre esteve acima do peso até os 14 anos e eu sabia o quão mal os coleguinhas poderiam ser, mas acho que a estrutura que mantive dentro de casa e meu posicionamento sempre que uma ''luz de alerta '' se acendia em meu coração me fazia  tomar as medidas que achava cabíveis, perante escola, amigos e familiares.
Temos que dar uma basta hoje se quisermos que tenhamos mais adultos íntegros no futuro, pessoas com mais senso de solidariedade e igualdade, depende de nós, pais, avós, tios, padrinhos, amigos de verdade, plantar a semente de igualdade.
Porque quando tomamos uma atitude equivocada falando desse ou daquele perto das nossas crianças que ainda não tem a capacidade de separar os tipos de comentários, devemos saber que tudo o que eles sofrerem no futuro, também vamos sofrer com eles ou como vitimas ou por ser os vilões!


Bjucas SoOonhadoras  com menos bullyng no nosso futuro!

5 comentários:

  1. Infelizmente ... deve ser um drama universal pois acontece entre seres humanos onde a educação falhou (a meu ver)!!!
    Bem pertinente a sua escolha!
    ...
    A minha filha continua em vigilância no hospital há já 10 dias!
    Não está sendo fácil ... mas acredito que tudo se resolva em bem!
    Obrigada pela atenção!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. É um problema terrível. Todos somos poucos para o combater. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maruldinha!

    Adoro ler teus textos, pke são reflexivos.

    Verdade o k tu escreveste. Cada vez mais os adolescentes e crianças até, são impiedosos, implacáveis uns para com os outros. Creio k as redes sociais fazem um trabalho "perfeito" nessas atitudes, para além do ambiente familiar e do meio social.

    Há k haver mães como tu, e mtas, e como a minha k à mínima suspeita, ia logo à escola tirar todo a limpo, embora eu nunca tivesse sido vítima de alguma discriminação ou bullyng.

    Também li na Net a história e a internação de Dermi Lovato. Incrível e penoso, né?

    Beijos e um restinho de boa semana.

    ResponderExcluir
  4. oi, que é feito de ti, menina? espero k estejam todos bem.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, boa tarde e obrigada pelo carinho!
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!