quarta-feira, 21 de março de 2018

Esposa de triatleta!



Se me perguntam se faz tempo que meu marido é triatleta ja trato logo de dizer que não, essa foi uma nova etapa que ele iniciou ano passado em janeiro, de uma vida de corridas, ele decidiu que três maratonas ja haviam servido para ele viver todas as experiências na área da corrida e achou que era o momento de buscar mais e foi ai que tudo na nossa vida mudou.

Olha eu não quero aqui menosprezar os atletas profissionais, pois sei que eles treinam por horas e meses em busca de resultados surpreendentes afim de conquistar provas famosas e participar de grandes competições como olimpíadas por exemplo, porém os profissionais, vivem disso, é o tal do útil ao agradável entendem, eles trabalham com o treino e ganham pra isso, tem patrocínios, enfim, é uma realidade bem oposta dos amadores e por conviver com um desde do inicio sei bem das dificuldades que vem com toda essa mudança.
Os amadores são na maioria das vezes além de triatletas, médicos, mecânicos, advogados, professores, empresários, dentre tantas outras profissões existentes nesse mundo.

Então isso significa que além de dar conta dos treinos, eles tem que dar conta da vida profissional deles também,e por mais esforçados que sejam uma coisa sempre mexe com a outra não tem jeito, não tem saída, é bem complicado manter tudo funcionando 100%. E quando esse triatleta que também exerce uma segunda profissão que é a que garante o sustento do esporte dele também tem filhos e esposa?
Bem ai é que a coisa pega minha gente.
Porque o cara se desdobra, na verdade ele tenta, mas ha algo que sempre fica na espera, e geralmente somos nós as esposas,  portanto é preciso muita, mais muita paciência e admiração do parceiro para que as coisas fluam.
Quando se inicia o treinamento para uma das maiores provas existentes no triátlon como um Iron Man, é necessário todas as pessoas que convive com esse atleta diretamente saber que:
- O treinamento é longo, ou seja, começa uns quatro meses antes da prova e na maioria só tem um dia off na semana, isso no inicio.
- O treinamento se potencializa quando fica mais próximo da prova ainda, o que ja tomava conta de parte do dia dos treinos de bike em circuitos longos, acabam sendo mais longos.
- Adeus vida social, não estou dizendo que não da para ir em uma festinha ou outra, mas saiba que o atleta precisa sempre dormir cedo, todo dia, porque ha sempre treinos no dia seguinte, então é provável que certos eventos mesmo que familiares passem batidos.
- Apoio emocional é imprescindível, dos filhos, esposas, pais e até mesmo das namoradas.
- Investimento financeiro alto, por mais que se adquira coisas de segunda mão, tem um preço elevado.
- Cansaço é a palavra de ordem, desanimo nunca!
-A vida conjugal marido e mulher é muito abalada se a esposa for do tipo que não pratica nenhuma atividade física, eu digo isso, porque quando a esposa esta envolvida em alguma atividade física, que seja uma simples academia, ela também vai ter os dias de treinos, e então mesmo que sinta alguma ausência, vai ser menor do que aquela que no caso não faz nada do tipo. E agregando esse ponto pelo excesso de treino, é necessário algumas vezes ter que literalmente agendar um momento para os dois, nem sempre funciona, mas quando funciona é bem legal!
- Lesões, baterias de exames, remédios, fisioterapias, RPG, entre tantas outras coisas, sim faz parte da maioria da vida de triatletas, alias de qualquer atleta em qualquer especialidade.
- Nem sempre vai ter companhia pra dividir aquela cerveja e aquele vinho.

Acho que são esse alguns pontos. Mas o que eu quero mesmo salientar aqui, é que por exatamente os amadores ter todas essas divergências , que é exatamente por isso que eu admiro os amadores, é por eles estarem sempre tendo que se dividirem entre todas as outras tarefas de suas vidas, e ainda assim dar o seu melhor nos treinos, fazerem boas provas, e na maioria não é nem buscar um tempo mega power, mas simplesmente conseguir começar e terminar sem ''quebrar'', cruzar a linha de chegada e ter a resposta daquilo que eles  tanto buscaram, e ver cada coisa que foi sacrificada nesse meio do caminho que foi a força para que eles chegassem até ali. Eles não ganham podium, mas a satisfação de que cada vez que tiveram que acordar as 4:30 da manha obtiveram em resposta ali naquele momento, conseguindo finalizar uma prova inteiros sem nenhum contratempo físico.


Para as mães, esposas, ou namoradas que acompanham seus triatletas, é ver cada nova ruga aparecer e mesmo assim dizer para eles que estão ''inteirão'', é ver eles com marcas nas pernas por ter queimado nos treinos embaixo do sol por usarem a bermuda de ciclismo e não ter vergonha de ficar ao lado deles no clube, enquanto eles aproveitam meio período no sol pra ver se conseguem tirar o efeito napolitano.
É estar com a comida certa e regrada quando eles chegam varados de fome de um longão, é fazer massagens nos pés, passar pomadas pra dor, é ficar sempre pensando se a comida que ele ingeriu se foi suficiente pra repor o que gastou, é discordar da nutricionista e achar que a dieta ta fraca, procurando um melhor profissional. É tomar conta de tudo, para que eles tenham uma coisa a menos para se preocupar.
É passar a ser mãe e pai  ao mesmo tempo pros filhos, é aprender a tomar resoluções sozinhas, para poupar um gasto de energia seja ela qual for. É se anular, inúmeras vezes, aprender a dormir cedo, ter paciência na roda dos colegas que estão em treinamento com ele pois quando se juntam é só sobre a prova que tem assunto. É pesquisar circuito das provas, e verificar junto a ele o tempo aproximado de cada etapa para cronometrar cada  possibilidade de conseguir vê-lo em algum trecho da prova, ou em algum momento de uma das transições.
É ter palavras de incentivo para quando o cansaço, e o desanimo parecer estar chegando.
É não permitir nunca em tempo nenhum que eles esmoreçam.
É estar la com a câmera na mão tentando sempre registrar cada passo, gritando palavras de incentivo em cada oportunidade e torcer para que eles tenham ouvido.
E é fazer a prova junto emocionalmente, eu particularmente, sempre após todas as provas, fico tão cansada quanto ao meu marido, minhas pernas doem, aparecem bolhas no meu pé, e me sinto uma triatleta como ele, podem dar o nome de loucura, mas eu digo que é uma conexão de almas!
Logo que meu marido adentrou nesse mundo, ele ouviu muitas vezes: ''você é casado?'', e mediante a resposta positiva, ouviu como resposta: ''ja arrumou um advogado, ela não vai aguentar!''.
De fato não é fácil, eu assumo, me senti desprezada algumas vezes, me senti em segundo plano outras vezes, mas tudo fez parte de um processo inicial, depois disso as coisas se encaixaram, o orgulho tomou ainda mais posse de mim, e fico muito irritada quando percebo que as pessoas não entendem do que se trata o triátlon, principalmente familiares que exigem a presença constante e o envolvimento que antes era possível. So vai saber do que estou falando quem viveu algo semelhante, quem vive, ou quem convive com alguém que tenha um triatleta embaixo do mesmo teto.
Mas com toda certeza hoje tenho orgulho do rumo sobre isso, do exemplo que ele esta dando aos nossos filhos, não somente sobre esporte, mas sobre tudo o que vem acompanhando, como disciplina, respeito pelo seu corpo, sua mente, busca de metas, concretizações de sonhos, e no fim o alcance dos objetivos.
E ai mais alguém se identifica?


PS: Se preparem haverá muitos textos sobre o triátlon por aqui.
Bjucas soOonhadoras  e tão intensas quanto aos treinos de um triatleta pra vocês!!!

6 comentários:

  1. Que seja um sucesso no que gosta de praticar!!!
    Adorei os olhares e obrigada pela partilha!!!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi, menina!

    tudo bem? e tuas crias?

    Dá gosto ler teus textões. Adoro posts enormes e comentários, tb, nisso tu és sucinta.

    Não sabia que teu marido era triatleta, mas acho uma atividade bem importante para o lazer e saúde, desde k haja condições para a prática da mesma.

    A família, mulher, companheira, namorada tem k ter um coraçãozão pra saber lidar com tudo o que esse desporto exige e envolve. Há, decerto, avanços e recuos, mas com boa vontade e entendimento, tudo dá certinho.

    Eu não me identifico com esse tipo de desporto. Gosto de dançar, ah, isso sim.

    Beijinhos e te desejo uma boa e doce Páscoa.

    ResponderExcluir
  3. Se você gosta de café, então temos isso em comum, pegue uma xícara e venha dar uma olhadinha aqui.

    aceitei a oferta e vim beber um a cafezinho !!!
    que bem que soube :)
    parabéns pelo entendimento do hobby do teu marido que é uma maneira de estar na vida, cuidar da mente e do corpo, ter disciplina, enquadrar as horas de maneira a que a família também tenha o seu apoio !
    votos de uma santa Páscoa !
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o seu marido era assim tão aficionado ao desporto. A família terá de ser muito camarada, muito compreensiva. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Marilda, bt!
    Que legal teu marido ter entrado nessa. Desejo muito sucesso p/ele nessa atividade e parabéns p/vc por acompanhar teu marido nos bons e nos maus momentos desse esporte super cansativo. Parabéns p/os dois!
    Bjsssss amiga

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica, amiga.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!