segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Vencendo um vilão, ou será uma vilã? De nome açúcar!




Não é mais um papo de quem esta de dieta, até porque eu ja sei bem a diferença entre dieta e reeducação alimentar e eu me enquadro nessa segunda opção hoje.
Eu me lembro aqui em um post antigo meu, onde falei sobre uma artigo que eu li, onde uma artista famosa oferecia ao seu filho uva passa, e o filho achava que aquilo era bala. Na ocasião eu não entendia muito bem, o porque uma mãe não podia de vez em quando oferecer ao seu filho um doce, um pirulito ou uma inofensiva bala que fosse.

E pensei assim 40 anos de minha vida, 40 anos e uns meses pois a singelos 10 dias  estou sem consumir nenhum tipo de alimento que contenha açúcar, a não ser frutas que tem açúcar na sua forma original, nada de refinados, orgânicos ou qualquer outro tipo de adoçante dietético de nenhuma especie.
Sempre fui uma pessoa que gostava muito de doce, qualquer um, e sempre dizia se tem açúcar ja esta bom.
Eu não tinha noção que era uma dependente desse ingrediente, eu não sabia que para mim o açúcar era como uma droga, era ali que eu depositava todas as minhas alegrias e minhas tristezas, mas não sei ao certo, mas depois do clique que citei no post anterior, mudei minha visão e percebi o quão mal eu fazia a mim mesmo e o quanto estava equivocada com certas coisas.
A culpa sempre foi minha por não me permitir ter outras opções, na verdade eu nunca quis, acho que isso acontece com todo dependente, no caso do açúcar não era diferente. Me sinto mais poderosa agora que percebi que eu era uma pessoa doente pelo doce!

Na verdade os dois primeiros dias foram mais complicados, e os últimos 3 agora estão sendo meio chatinhos, porque estou na fase pré menstrual o que acaba fazendo nosso corpo querer um docinho, mas estou sobrevivendo bem tranquila.
Controlando minha ansiedade e conseguindo dominar minha mente, com pensamentos entusiastas, e cada doce que recuso eu penso na sequencia: ''um chocolate'' mais próxima da minha meta, ou '' um brownie mais próxima da minha meta'', ou ''um sorvete'' mais próxima da minha meta...,e por ai vai, assim recusando doce por doce uma sensação de vitoria toma conta de mim.
Hoje eu sei que se a gente se propor, a gente consegue,somos todas capazes.
Tem gente que diz que tem de ser aos poucos, se você come todos os dias, corte aos poucos, na primeira semana coma por 5 dias, na segunda coma por 4 , na terceira coma por 3 e assim ate chegar na semana que não comera nenhum.

Mas eu não!, eu cortei mesmo, logo no primeiro dia que me propus, me lembro que um dia antes passei na padaria, comprei um sorvete e tomei ele, pensando durante todo  tempo, você sera meu ultimo doce em muitos meses que se seguirão a frente!
E assim estou eu, aquele foi meu ultimo doce, em todos os aspectos... a e se estão se perguntando no caso dos cafezinhos, chás, se eu adoço com adoçante, a resposta é não, nenhum adoçante de nenhum tipo, café puro, purinho...Sucos, nem light, nem diet, que são cheios de açúcar com outros nomes, se quiser um suco, opte por um natural ou uma boa polpa com água apenas isso.
Tem uma garotinha que eu sigo no instagram junto com seu cachorro, e a mamãe dela filmou ela varias vezes lanchando um iogurte natural, desses que não tem nada de adoçante ou açúcar, a garotinha comia aquilo que se esbaldava e eu perguntava, como ela conseguia, hoje eu sei que é de pequeno que a gente aprende a trabalhar o paladar e sentir o verdadeiro sabor dos alimentos, eu aprendi, hoje também tomo meu iogurte in natura, não preciso por mel, não preciso por nada, quando muito uma granola, especial que também compro sem açúcar!
Ou seja minha gente de doce aqui mesmo só a vida e esta doçura ja tem me bastado por esses dias!

Grande bjucas soOonhadoras e doces, porém um doce sem nenhum açúcar eu garanto!

5 comentários:

  1. Muito bem! Eu tenho a sorte de gostar pouco de doce. Como muito esporadicamente e não sinto falta. Força nessa luta. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já tentei algumas vezes, mas pelo menos
    para mim já está de bom tom reduzir um pouco.
    Ainda prefiro de amarga já não basta a vida k.
    Gostei de te ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, bn!
    Eu Nunca gostei de doce, mas eu fumava. Parei de fumar há 8 anos e de lá p/cá comecei a sentir falta de um docinho depois das refeições, mas mesmo assim só provo um pedacinho. Sou muito mais fã de salgadinhos, esses sim são as minhas perdições kkk
    Bjsssss e uma noite muito abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Espero que essa vitória te acompanhe por um bom tempo! Eu já não tomo café com açúcar e não gosto de industrializados. Meu pecado será sempre o chocolate!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!