quinta-feira, 21 de maio de 2015

Momento de contos...

A dona Chica!                                                                      (um conto para entreter parte I)            


Falando de dona Chica, e não é a mesma da musica ‘’Atirei o pau no gato’’, acho necessário esclarecer!
Dona Chica vive em minha rua, alias tem uma casa na mesma rua que moro, a casa dela é um mistério, não tem movimentação, ninguém sem ser ela mesma entra ou sai, acho estranho!
Importante também esclarecer não sou do tipo que cuida da vida de todos, mas a Dona Chica aguça minha curiosidade, a minha e da Duda, minha vizinha, minha melhor amiga, que divide comigo as mesmas curiosidades sobre Dona Chica!
Meus pais não dividem comigo o mesmo interesse sobre a vida de Dona Chica, minha mãe me diz que já há mistérios demais na vida dela, incluindo a minha criação, pois ela diz que é uma pena nenhuma mãe  vir da maternidade com um manual de instrução da criação de um filho, e ela cisma em ressaltar que o capitulo da adolescência seria por si uma enciclopédia com pelo menos uns 5 livros extras...Exagerada!!!!...Bem sei, mas analisando a minha mãe com as das minhas amigas, vejo que a minha é normal, ufa!
Voltemos a Dona Chica, quando sento na calçada com a Duda, durante a tarde depois do colégio, ficamos ali, de olho, na casa estranha, na casa que não entra ninguém, e que não sai ninguém! Somente a dona Chica, às vezes, muito às vezes, senhora franzina, deve ter sei la, tipo uns 100 anos...brincadeira, ela não parece ter tantos anos assim, ela miúda, cara fechada, sem sorrir, sem esboçar reação de vida, as vezes, raramente, um bom dia, um boa tarde, porque mesmo para a misteriosa Dona Chica a educação esta presente, como manda o figurino.
-Ana, o que você acha que ela come?
-Como assim Duda, o que ela come?
-Ué nunca vi ela, chegando com nenhuma sacola de compras!
-Ela pode fazer essas coisas na hora em que estamos na escola, por isso nunca vimos, afinal ela é estranha, mas acredito que não viva de brisa, embora isso justifique a magreza dela!
Finalizando esse nosso dialogo ficamos olhando, era algo que fascinava, minha mãe dizia que ela era reservada só isso, e eu dizia que ela era esquisita só isso!
De repente a porta se abriu, dona Chica saiu, abaixamos os olhos... Ai que medo!
Ela me da arrepios!
Olhei para Duda, que disfarçadamente com seus fones no ouvido balança seus pés como se estivesse ouvindo uma música muito boa, eu sabia que era mentira, porque quando ela ouvia musica dava pra ouvir a um quilometro de distancia o som, mas a Dona Chica não sabia disso!
Dona Chica saiu portão afora, disse-nos boa tarde, respondemos em uni sono!
E então desceu a rua, quando ela estava bem afastada olhei pra Duda, e no olhar percebi que ela teve a mesma ideia que eu...
- Você pensou o mesmo que eu né sua danada!
- Por isso podemos ser consideradas as “”BFF”” Ana kkkkkkk, pensei que não seria má ideia entrarmos lá dar uma analisada na casa dela.
-Foi o que pensei, mas e se ela chega e nos pega la dentro com a boca na botija, nem sabemos onde ela vai, ela nunca sai....
-Ana, o muro dela é baixo, se a gente percebe que ela chega a gente pula horas!
Parecia tentador a ideia da Duda, mas sabia que isso não era o certo, invadir a casa das pessoas, e por outro lado se a Dona Chica queria manter a distancia, ela tinha seus motivos, eu só queria saber quais!
-Melhor deixar isso para la Duda, vai que não da certo, vai que ela pega  agente lá, e ai a ‘’casa cai para nós duas’’, isso representa castigo, e castigo representa sem baile de sábado, prefiro continuar assim sem saber o que rola la, penso até que se descobrirmos o ‘’mistério’’ de dona Chica as coisas vão perder a graça você não acha?
- É acho!
Ficamos assim, apenas olhando a casa dela, de todas das ruas era a única que nunca foi reformada se mantinha como as casas eram antigamente, muros baixos, vitros antigos, com cortinas escuras, um jardim mal cuidado, alias aquilo nem poderia ser considerado jardim,  uma porta de madeira, não era uma casa atrativa, parecia ser mal assombrada, mas eu não acredito em assombração, mas acredito que dona Chica é uma pessoa que esconde algo, só não sei o que.
Eu e a Duda conversamos uma vez sobre como pode ser a casa dela por dentro em uma remota hipótese, de um dia entrarmos e podermos conferir o quanto certas ou erradas estávamos.
Imaginamos que a casa dela tinha as paredes emboloradas, na sala apenas uma poltrona velha e rasgada cheirando a mofo, chegamos a conclusão do mofo porque ela nunca abre a janelas, logo não há ventilação, o banheiro devia ser daqueles bem ‘’cacarecados’’, sujo, e podia ser que nem chuveiro tivesse, é uma possibilidade, no quarto apenas um colchão sem roupas de cama, algo bem feio, sujo e claro porque não dizer fedido.
Mas isso era só o que eu e a Duda achávamos não dava para se ter noção real, Dona Chica era um mistério para todos embora, ninguém  se interessasse pela vida dela, nenhum vizinho, com a vida corrida não sobrava muito  tempo para a vida alheia, o que é o correto na vida dos adultos, mas como eu e Duda tínhamos uma única preocupação que era os estudos, nos sobrava um tempo para viajar na ‘’maionese’’ tentando desvendar a dona Chica.

O que sabíamos realmente era que ela era a moradora mais antiga da rua, e a rotatividade de pessoas na nossa rua foi bem intensa, segundo minha mãe desde que nos mudamos para la e isso já fazem 8 anos, dona Chica já era moradora há muito anos, e nenhuma vizinha, era tão antiga moradora de lá como era dona Chica, logo, a suas historias foram indo embora com os moradores mais antigos... continua......

Um comentário:

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!