segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dona Chica (parte III)

Surpreendentemente, me senti a vontade naquele inicio de café da tarde com Dona Chica como se fossemos amigas de longas datas e começamos a comer as guloseimas eu, Duda e dona Chica, em um silêncio onde se era possível ouvir o mascar de todas as bocas, mas logo foi quebrado por dona Chica, que se mostrava um pouco ansiosa:
-Bem minhas queridas, agora que já comemos um pouco e abastecemos nossa barriga a ponto de que ela nos permita pensar, enquanto degustamos podemos começar por esclarecer algumas coisas.
-Clara dona Chica! Eu comecei dizendo querendo logo desfazer qualquer que fosse o mal entendido, que eu e Duda possamos ter criado, para nós e para dona Chica.
- Pois bem, gostaria que vocês permitissem que eu começasse a falar primeiro, não por ser a mais velha aqui, mas porque me sinto em demasia com direitos- dona Chica usava umas expressões difíceis, era preciso estar atenta, para entender o que ela as vezes queria dizer- Pois então, há alguns meses venho notado um interesse muito grande da parte de vocês aqui, relacionado com minha casa, e parece-me até com minha vida, o que é normal, porque sou uma pessoa muito sozinha e quieta, e por isso também não entendo o que desperta tanta curiosidade em duas mocinhas lindas como vocês que certamente devem ter muito o que fazer da vida, além de cuidar da vida da ‘’velha’’ esquisita que mora do outro lado da rua!
Corada eu estava e a Duda já havia passado desse ponto resolvi começar:
-Olha dona Chica, a senhora tem toda razão, por muitas vezes, ficamos de la a olhar e pensar e debater sobre sua vida, por pura curiosidade, também eu confesso, mas não é por maldade, apenas curiosidade, porque nunca vimos ninguém vir aqui, e também vimos a senhora raramente sair, e nunca até então havia esboçado nenhuma reação que não fosse a um simples cumprimento!
-E a senhora há de convir que é um pouco estranho seu modo de vida né- A Duda falou assim quase que me interrompendo, e eu olhei para ela como quem dissesse:’’melhor eu falar’, ao que vi que ela compreendeu de imediato ficando calada e enchendo sua boca, com um bom bocado de bolo, Jesus achei que ela ia engasgar!
-Eu entendo meninas!dona Chica disse de modo calmo e compreensivo- entendo sim! Mas não compreendo, porque com as modernidades de hoje, há de se ter coisas mais importantes, mas por outro lado ficava feliz por ter uma certa atenção, de algum modo, e vou aqui já esclarecer, o porque de minha vida ‘’diferente’’....
...Pois bem me deixe começar do inicio, casei muito jovem eu tinha apenas 16 anos, mas era a única forma de buscar uma vida melhor, meus pais com pouca estrutura não dava conta de cuidar de seus 12 filhos e sendo eu a caçula, já tendo pais mais velhos, quase idosos, o casamento foi a saída perfeita naquela época.
Casei-me com o Chico, vejam só eu me chamo Francisca, e meu marido se chamava ou chama-se ainda não sei se vivo ou morto, Francisco, éramos um casal de ‘’chicos’’. Ele foi o primeiro e único amor de minha vida, não casei só para fugir da vida que levava, mas também porque o amava, fugimos logo depois que ele serviu ao serviço militar ele tinha 19 anos na época, os pais dele deram a ele um bom dinheiro para que começássemos nossa vida aqui na cidade grande, e viemos os dois parar aqui. Casamos-nos como manda o figurino, mas eu era muito jovem, e por isso demorei uns anos até que viesse minha primeira e única filha Lara, que vocês com certeza devem ter visto nas fotos da sala.
O fato é que meu casamento durou 20 anos, tempo suficiente para que fizéssemos nossa vida aqui, logo arrumei um emprego e o Chico também.
Quando eu fiz 36 anos de idade e Lara tinha 16 anos, Chico nos deixou, foi embora, e levou com ele parte da economia que fizemos juntos, ele só não contava que eu tinha a minha própria economia, isso eu aprendi com minha mãe, que mesmo já velha e com muito pouco me ensinou que nunca devíamos confiar 100% só no próximo que eu deveria ter confiança 100% em mim, e nisso se encaixa tudo, bem Chico nos deixou, Lara na adolescência não entendeu muito bem, e a saída foi intercâmbio do qual ela nunca mais voltou, a não ser claro a passeio, mora la no Havaí, de onde vocês viram as fotos, dos meu netos na praia e eu....sim eu vou ao Havaí, pelo menos uma vez ao ano(Dona Chica deve ter percebido nossa cara de espanto, ela se explicou e continuou), e eu depois de ficar sozinha, me fechei, e fui ficando, trabalhava muito,  saia muito cedo, e voltava muito tarde,e fui ficando, sem conversar com ninguém, porque tempo não me sobrava e quando sobrava eu necessitava de descanso, e  ai hoje vejo que as pessoas andam na mesma correria que eu e até mais, preferi ficar assim na minha, manter minha casa que pagamos com tanto esforço, e que da época de Chico foi tudo que restou, ouvi dizer que ele fez outra família, mas no fundo não sei o que aconteceu, eu moro aqui nesta mesma casa a 70 anos, eu tenho 86 anos, e tenho o suficiente para uma vida digna, falo com meus netos pela internet, e faço minhas próprias coisas, pois isso me mantém lúcida, e muitas das coisas que vocês não vem, porque como todo idoso, gosto de levantar cedo e adiantar meus afazeres, bem acho que é isso...
Ficamos assim, olhando apenas pra dona Chica enquanto ela ia nos contando sua vida e as coisas começaram a fazer sentido para nós.
Desculpamos-nos, e contamos a ela o que achávamos e a surpresa que foi ver como era a casa dela realmente, contamos as coisas horríveis das quais pensamos e nos desculpamos mais uma vez, quando demos conta já havíamos passado mais de duas horas entre papos, risadas, e muita coisa sendo dita, ao que eu achei melhor nos despedirmos de dona Chica.
-Dona Chica, mais uma vez nos desculpe por toda intromissão, e muito obrigada por compartilhar conosco a sua historia e esse café da tarde maravilhoso!Eu realmente estava feliz com tudo, com aquele dia.
-Faço as palavras da Ana ,as minhas dona Chica- foi tudo que a Duda conseguiu dizer.
-Eu quem agradece meninas, foi ótimo ter uma companhia para variar, e seria ótimo receber vocês sempre para um café, ha outras coisas que temos que conversar, e quando quiserem ouvir uma historia de uma velha maluca e sozinha, podem aparecer, prometo que não vou fazer picadinho de vocês!
Bem vocês perceberam que dona Chica tinha aquele jeito, porque já havia sofrido bastante, longe de todos de sua família, pais e irmãos que nunca mais viu, tudo o que tinha era o marido e a filha, o marido largando dela e a filha indo embora, ela ficou sozinha e por assim permaneceu até aquela tarde, porque depois ficamos amigas de dona Chica, eu e Duda a surpreendemos algumas vezes levando uma cesta de pic nic com algumas guloseimas para nosso café da tarde que acontecia pelo menos 3 vezes na semana, levamos um bolo de aniversario para ela, e nossos pais é que começaram a achar estranho a amizade de duas garotas com uma senhora, mal entendido que foi logo colocado de fora quando eles entenderam que ali era uma amizade real divertida e me concedia a avó que nem eu e Duda tínhamos.
Dona Chica nos mostrava os netos pelo skype, e nos trouxe lembranças do Havaí quando foi visitar os netos no fim daquele ano, pra falar a verdade sentimos falta dos nossos cafés da tarde, que voltaram a ser frequente tão logo o ano começou e voltamos todos de férias, eu só ficava mesmo a pensar como seria quando as responsabilidades da vida começassem a nos chamar e nós não tivéssemos mais tanto tempo com dona Chica, aprendemos a ama-la de uma forma como nunca imaginamos.
Ela era uma excelente amiga, nos dava bons conselhos e fazia nos rir,e com certeza levamos também um pouco de alegria para a senhora que sozinha permaneceu por muito tempo de sua vida.

As nossas melhores tardes sem duvida era com dona Chica!

2 comentários:

  1. Um texto mega bem escrito, uma boa história de vida, que nos prende, do princípio ao fim. Felizmente, k vai continuando a haver "Donas Chicas", por aí, fazendo a felicidade de muita gente.
    Recordar é sempre bom. Parece k voltamos a viver o acontecimento.

    Boa semana, e agradeço sua visita e comentário.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Já li e gostei!
    Agradeço a visita lá ao meu espaço e o comentário carinhoso!
    Espero voltar a ver-te mais vezes!
    Entretanto, por aqui irei lendo tudo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!