quarta-feira, 27 de maio de 2015

A moda é retrô!
É impressionante como tudo que já foi bom e depois ficou ruim, esta voltando a ser bom de novo!
E isso não se da só nas coisas materiais, como roupas, mas também aos valores o que torna muitas coisas positivas, o que da animo a prosseguir.
Confesso que às vezes me assusto com a volta de alguns retrôs, me assusto porque voltam como celebridades, voltam como se fossem lançamento, enfim em muitos aspectos acho que o retrô é um pedido de socorro mudo ao que realmente era bom, ao que realmente valia a pena, ao que realmente era real, bonito de ser vivido.
Deparei-me por estes dias, aos meus olhos a mais nova moda retrô do momento, aqui para mim nova, mas sei que para muitas mulheres, em muitos países e aqui no Brasil, essa nova moda já existe há algum tempo, são os chamados PD  e PH, ‘’partos domésticos e partos humanizados’’, é bom esclarecer que meu súbito interesse sobre o assunto é porque uma prima muito querida esta a espera de uma princesa, da qual já estamos na contagem regressiva da chegada, deve acontecer nessa semana ou próxima, pois aqui minha fabrica já fechou, lacrou, estou na espera de curtir os filhos dos outros, e mais futuramente meus netos!
Pois bem, lendo sobre o assunto, me interessei e muito, penso que hoje se estive no auge de minha procriação teria optado pelo PD/PH, por N motivos, entre eles porque eu me identifiquei com as historias que li, porque realmente há uma falta de profissionalismo e respeito com as mães que estão parindo e com os bebês que estão chegando.
Há um ano uma vizinha teve bebê, fui visita-la, uns dias depois, e soube que ela deu a luz sua terceira filha, ali naquela sala dentro de uma banheira, assistida por uma Doula, uma enfermeira neonatal, o marido, e os filhos mais velhos, que acompanharam tudo, do inicio ao fim, a primeira consulta do bebe foi 3 dias após o nascimento, eu fiquei confesso que chocada. Oi?  Como assim? Deu a luz em uma banheira na sala de um AP de 64m quadrados, no sétimo andar às 7 da noite?
Não entrei em detalhes eu não saberia o que falar, não conhecia nada daquilo e juro nunca havia ouvido nada daquele jeito.
Mãe e bebe estavam muito bem, ela me contou que foi uma festa e que após, dar a luz os outros filhos entraram e compartilharam aquele momento, assisti a alguns vídeos onde o mesmo aconteceu e acontecem com muitas famílias.
Lembro-me de quando era mais nova, minha vó que me criou teve 10 filhos, é o pessoal naquela época não tinha TV, então o negocio era namorar, minha vó me contou que teve os 10 filhos em sua casa, na sua própria cama, que o 1º filho demorou 24 horas para nascer e um dos meus tios nasceu pelos pés, ela disse que os outros foram mais rápidos, e depois do 3º, tudo sempre foi mais fácil, aquilo eu já imaginava o terror, até engravidar do meu 1º filho, eu não sabia de nada, fiz acompanhamento pelo posto de saúde, mas sobre  informações, eu não sabia nada, eu sabia que havia 3 formas, parto normal, cesárea e fórcipes.
Do meu 1º filho tive todas as dores cabíveis, e as não cabíveis, porque gente, cá entre nós mulheres, aquela dor é ‘’da morte’’ como dizem, dói, dói sim, dói mesmo e não adianta falar que não, porque mesmo após 19 anos ainda sei bem exatamente como doeu.
Ok mesmo doído pra cacete, é totalmente suportável, eu tive os 10 dedos de dilatação e após algumas horas de tentativas frustrantes de um parto normal, uma médica viu  a necessidade de uma cesárea, foi alivio a primeira raquidiana!
Devido ao sofrimento e falta de informação do primeiro, no segundo eu quis a cesárea de primeira, meu médico queria que esperasse pelo menos os primeiro sinais, mas tudo que consegui esperar foi completar as 39 semanas, e pronto, internei, não senti dor nenhuma e meia noite estava com meu bebe nos braços, como me recupero muito fácil de qualquer processo cirúrgico eu tirei de letra a cesárea, sem contar que não passei por toda ‘’violência ginecológica’’ como eles chamam hoje.
O PD/PH, conserva a mulher  de forma que respeita seu corpo e seu tempo, nenhum método, é usado, apenas, técnicas de relaxamento, respiração, e paciência, e assim que o bebê nasce já tem um contato imediato com a mãe, não é usado nenhum colírio, nenhum processo de sucção, a não ser que seja necessário, nenhuma intervenção é feita, apenas espera-se o corpo fazer aquele trabalho que foi feito para fazer. Assustador? Sim, bastante confesso, mas antigamente era assim que era feito, e muitas mulheres não só minha vó, mas muitas da época dela, tiveram ate mais filhos, minha vó vinha de uma família de 13 filhos, e meu avó me parece que era de 18, eram realmente famílias numerosas, minha vó disse que depois que engravidou do primeiro era a cada dois anos um filho, e ela ainda gozava dela mesmo dizendo que era um filho no colo e um na barriga, são todos com 2 anos de diferença. Minha vó teve leite materno ininterruptamente por quase 20 anos nas minhas contas, já que a cada dois anos nascia um enquanto ela estava amamentando o outro.
Eu acho que essa forma menos invasiva de se ter um filho é muito apropriada, é muito possível, a não ser que algo mais forte realmente impeça tal processo, tal meio, Deus na sua perfeição com certeza não iria falhar nisso, hoje vejo com outros olhos, é que antes um parto cesárea era muito mais caro, assim os médicos ganhavam mais, lembro-me que houve uma época em que os médicos passaram a ganhar mais com o parto normal , para incentivar os partos normais, mas hoje, nem partos normais e nem partos cesárea, sou a favor sim do parto domiciliar, e do parto humanizado, e muitos hospitais já tem lugares destinados para os partos humanizados, pois mesmo  sendo dentro de um hospital mas a forma como as futuras mamães são tratadas e os futuros bebês, são reconhecíveis de grande mudança positiva.
Hoje ha cursos para Doulas(mulheres que acompanham tudo da gestação ao nascimento) e pelos depoimentos são de extrema importância em todo processo.
Então de tudo que vi retrô por esses tempos, esse foi o retrô que mais me identifiquei, a forma como um bebê deve vir ao mundo na minha visão hoje deve ser da forma mais natural e menos invasiva possível, totalmente apaixonada pelos PD/ PH, e orgulhosa por todas as mulheres que já optaram por fazê-lo e por todas que ainda vão fazer!

bjucas SoOonhadoras


Um comentário:

  1. Mesmo assim, acho que ter um bebé em casa representa um grande risco desnecessário.
    Escolhas!
    Beijo

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!