Por vezes eu ja ouvi esse termo, nunca entendi bem o que seria, e o significado real.
Andando aqui e acolá, acabei meio que por entre linhas, verificar que o termo se encaixa em diversas coisas e até no modo de vida, ou estilo de vida que algumas pessoas optam, e com grande surpresa percebi que eu meio sem querer em muitos aspectos escolhi ser minimalista em algumas questões de minha vida.
Na verdade para cada pessoa o minimalismo tem uma forma que se encaixa melhor, ha verdadeiros especialistas nessa área, mas lendo uma porção de coisas a respeito uma coisa acabou sendo unanime na minha opinião, as vezes ser minimalista em determinada questão pra mim, pra outra pessoa pode não funcionar, como aquele velho ditado o que é bom pra mim pode não ser pra você.
Mas a questão em si revela os benefícios de se tornar minimalista na vida, poder dar espaço e atenção a outras coisas que não se resume em consumo, mas sim em consumo consciente visando uma melhor qualidade de vida pra nós como individuo e até para o planeta.
Percebi que não preciso comprar coisas novas se o que tenho esta me servindo de forma adequada, ou seja, ha um tempo atras eu coloquei na cabeça que eu queria um jogo novo de panelas, apenas porque as minhas estão bem usadinhas é verdade, mas estão servindo perfeitamente, então abandonei a ideia com certo esforço eu confesso, mas esses dias ao lavar a louça, pensei que se eu tivesse trocado as panelas,consequentemente eu teria que ter dado fim nas minhas, e elas poderiam acabar indo para o lixo, e isso vendo pelo lado do meio ambiente não seria nada bom.
Outra coisa que comecei meio que inconsciente foi querer dar fim em todos hidratantes corporais que possuía, o segredo estava em resistir na aquisição de novos , e mesmo estando ''enjoada'' dos aromas que eu tinha a minha disposição, eu teria que usar todos, e só comprar outros quando acabar com todos eles, esta meta estou quase concluindo com exito, na verdade eu não comprei mais nenhum, tenho usado os que ganhei de presente no ultimo aniversario, e ainda possuo uns 2 vidros la em uso, e que so serão trocados quando os vidros estiverem vazios.
A mesma coisa fiz com meus perfumes, eu tinha uns 15 no total, e decidi colocar um por vez e usa-lo até acabar, comecei pelos mais antigos e nessa brincadeira ja se foram 4, que não estava nem cheios e nem vazios, mas sabe quando você sempre compra algo novo e encosta o velho, pois é, mas agora ja coloquei na mente novo perfume so quando não restar uma unica gota de nenhum no meu armário, e quando esse processo acabar, ganharei de volta uma nova prateleira no armário, isso não será ótimo!?
O sistema de compras em casa mudou também desde o inicio desse ano depois das férias, é certo que ja fazíamos compras semanalmente por conta das frutas e verduras, mas agora, bolamos uma forma de comprar naquela semana somente o que realmente não tem, ou o que vamos consumir, tanto as frutas como legumes e verduras, além de comprar uma quantidade menor gerando menos desperdício, isso teve uma economia significativa, se acaba o shampoo compramos o shampoo, se acaba o alho mas ainda temos cenoura trazemos somente o alho e assim a coisa tem fluido de forma muito gratificante.
É certo que a geladeira fica um pouco vazia, mas eu sei que tudo o que precisamos para nos alimentar tem la disponível.
O mesmo pensamento levei para o lado de calçados e não possuo mais que 4 pares no total, para se usar entre frio e calor.
Dei uma boa organizada na gaveta de panos de pratos e toalhas de mesa, ainda assim acho que guardei demais, mas retirei uma sacola bem grande para doações.
Ha pessoas que mudam até de casa ou apartamento, porque após concluir seu estilo de vida minimalista, acabam por ter espaço demais sobrando, eu ainda não cheguei nesse ponto, talvez eu nem chegue, mas como eu disse o que é certo para um pode não ser para outro.
De qualquer maneira acho que o segredo, esta em se sentir confortável, com as atitudes que vamos tomando e ver se isso agrega mais alegria na nossa vida e se a resposta for sim então significa que estamos indo na direção certa.
Esse é um processo lento ha uns 3 anos comecei a fazer essa ''desintoxicação'' com roupas de cama e banho mantendo o suficiente para uso meus e de meus filhos, também certa ocasião abri uma caixa onde eu guardava uma porção do que eu costumava chamara de recordações, mas la havia todo tipo de lixo que se podia imaginar sem utilidade nenhuma a não ser para traças, papeis, cartões, cupons de compras, e percebi que eram coisas que podiam ficar la guardadas por mais 10 anos e não mudaria em nada as minhas recordações sobre o que diziam aquelas coisas, que na verdade as melhores recordações estão na minha mente, em fotos e filmagens que tenho.
Me desprendi daquilo tudo sem peso na consciência e ficou tudo bem.
Sou louca por biquínis, e todo ano quando vou pra praia gostava de comprar um ou dois novos para levar junto com os que tinha, mas esse ano não comprei nenhuma peça, fui com os que tinha e vou usar cada um deles até nenhum prestar mais, prometi a mim mesmo que não vou comprar nenhum enquanto tiver um que preste e sirva, ao ver este ano, ja deu certo, não sucumbi.
E assim vou amadurecendo e mudando o que de melhor beneficio for me trazendo, meu plano para o futuro e começar a usar shampoo e condicionar em barra, isso com certeza seria um fim para as embalagens do mesmo, mas ainda aqui esta muito caro esse tipo de produto, e também não é muito acessível não achei disponível em lojas físicas, somente pela internet, mas para que eu coloque a idéia em pratica preciso ter isso de forma mais fácil e mais barata para que eu possa fazer testes e ver se consigo de fato encaixar essa meta na minha vida.
E você ja havia ouvido falar algo a respeito do minimalismo???
Bju...
Oi amiga, bt!
ResponderExcluirEu já faço isso há muito tempo, o problema é que volta e meia eu me pego procurando alguma coisa que já dei, mas não me arrependo kkkkk
Bjs