quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EDUCAÇÃO, ONDE COMEÇA E COMO?

Mais uma ano se inicia, e com ele tenho muito conteúdo que eu gostaria de compartilhar por aqui, vou tentar ao máximo me expressar por aqui ja que a troca de experiencias pode sempre trazer mais informação e informação nunca é demais!
Quando se fala em educação, ha um leque enorme onde essa palavra se engloba, pode ser a educação escolar, pode ser a educação social, pode ser a educação familiar, infantil e poderia ficar aqui por algum tempo até conseguir listar todos os tipos em que a educação se encaixa.
Mas vou partir do principio da educação daquela que chamamos de berço, e hoje em dia tem sido berço literalmente. Ta me acompanhando?
 Ja explico!

Acontece que quando um bebê nasce, muito do que ele vai ser, vai depender do que a ele sera ensinado no decorrer de sua vida até conseguir caminhar com sua próprias pernas e se expressar com suas palavras, e para chegar até ai, os pais são o caminho que o conduzirão.
Tenho dois filhos, rapazes na verdade, meu filho mais velho terminou a faculdade esse ano, olho pra ele ja com barba na cara e me orgulho o tipo de homem que ele se transformou, parte pelo que ele é, mas parte pela educação que recebeu em casa.
O meu filho mais novo, vai pelo mesmo caminho, não são porque são meus filhos, mas em uma analise geral e por conhecer pessoas que também tem filhos na mesma idade ou parecidas, sei que tenho muito do que me orgulhar.
Papel de pai e mãe não são nada fácil, a gente não tem manual de instrução, então a gente conta com os capítulos da vida alheia pra se guiar, para ter um parâmetro.
Geralmente nossos pais, e avós acabam sendo um ponto de referencia bem marcante.... alias eram, ha uns anos, para muitos papais de primeira viagem o ponto de referencias, são os pediatras, sim aquele medico que acompanha o crescimento, vacinas, peso etc. Um estranho que a gente escolhe, por indicação, por sorte, por simpatizar, por que cuidou do filho de sicrano e beltrano e é bom médico!
Não tenho nada contra, acho mesmo necessário, ter alguém de confiança para cuidar desses assuntos médicos, mas criação e educação, não é um assunto médico para terceirizar, porque esses profissionais não recorrem a terceiros para educar suas crias com certeza, fazem partindo do principio do que aprenderam, estudaram e muitos não fazem o que pregam.
O que quero dizer que os papais jovens tem achado com certa frequência que seus papais estão defasados no modo educação, que eles estão desatualizados sobre criação de crianças.
Digo isso, pois acompanho uma grande quantidade de mamães e papais de primeira viagem, e nos bate papo percebo que pais e avós nunca são consultados, ''estão velhos'', é o que ouço com mais frequência.
É certo que os tempos mudaram e a gente tem que se renovar, mas ha valores que acredito permanecer pela vida toda.
Hoje em dia a educação parte de que a criança deve passar parte do tempo chorando até cansar e dormir por conta no berço, isso vai ensinar que ele não vai ter colo a hora que quiser, e vai dar tempo pra mãe fazer algumas coisas do seus afazeres de casa.
Parto do principio que as crianças crescem e antes mesmo que a gente se dê conta se tornam moças e rapazes, e tudo o que a gente gostaria as vezes é que eles pedissem um colinho.
Vejo pais cansados e sem paciência, esgotados, o que ca entre nós no primeiro ano de bebê em casa é super normal.
O que ninguém nunca comenta é que isso passa, assim como tudo.Cada encanto de cada fase passa, e ai muda a magia do mundo entre pais e filhos.
Cada fase traz seus apertos, medos, erros e acertos, faz parte do ciclo.
Porém sou muito contraria as teorias atuais sobre como e o que, fazer com um bebê.
Me lembro que assim que meu filho nasceu, a minha vó o embalou em um cueiro ficou parecendo um casulo,
era exatamente assim que eles ficavam por dois meses quase ate estarem durinhos!!!

me ensinou como fazia, e ai de mim se não o fizesse, foi para mim uma das melhores coisas que minha vó me ensinou, a segunda coisa foi dar chá para meus meninos a partir dos 10 dias de nascido. Naquela época a pediatra do meu filho ja era contra as muitas dicas da vovó, mas entre ela e minha vó optei por ouvir minha vó e não me arrependi.
Enfim eu sei que cada um é cada um, mas sou grata aos ensinamentos que minha vó me passou, afinal ela pariu 10 filhos em casa, nunca precisou de médico lhe dizer o que fazer, os ensinamentos, a educação de uma mãe se passava de uma para outra!
Penso mesmo que chega a ser como em qualquer âmbito profissional, um administrador recém formado, mesmo que feito a melhor e mais atual faculdade nunca vai poder competir com aquele administrador que ja esta  ha 20 anos na empresa.
Dosar é a palavra chave, porém, deixar as dicas de criação de um filho para um estranho, que nunca me viu, mal me conhece é para mim algo assustador.
Vamos aprendendo, pais e filhos no dia-a-dia, dicas da vovó ou da mamãe são as melhores, pois além de terem visto a gente crescer, pode identificar muito de nós nos nossos filhos, e ajudar-nos ajustar muitas coisas com base nas referencias que elas conhecem, um estranho não sabe nada sobre nós, nossa historia, nossos medos,nosso desenvolvimento, sobre nossa educação, o que nos levou a chegar onde chegamos, a ser o que somos!


Bjucas soOonhadoras, com cheirinho de vó pra vocês!

Um comentário:

  1. Educar é talvez uma das missões mais difíceis de pais e educadores por isso para mim ... começa quando se nasce!!!
    Gostei da reflexão!!!
    ...
    Bom resto de dia!!!
    ...
    Gosta de poesia e flores!? … espreite aqui:
    https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/e-se-o-mundo-fosse-cor-de-rosa.html

    E no vestuário … um toque avermelhado!!! … veja o look para si:
    https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/o-vermelho-em-looks.html

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!